2/01/2011

Nota de apoio e solidariedade aos Trabalhadores da Construção Civil de Belém

As entidades, abaixo citadas, vem através dessa nota prestar toda solidariedade aos trabalhadores da Construção Civil de Belém. Em especial às famílias dos operários vítimas da tragédia ocorrida no último sábado, 29/01, na obra do edifício Real Class. É inadmissível que a patronal siga colocando em risco a vida de pais de família como o fez. As irregularidades nas obras da cidade e a falta de segurança no trabalho, tendo em vista o número alarmante de acidentes que já aconteceram este ano no setor em Belém, demonstram que os patrões só estão preocupados com a garantia de seus lucros e por isso, não lhes importa nem a vida dos trabalhadores.
Enquanto os operários trabalham sem segurança e amargam péssimos salários, o setor imobiliário foi um dos que mais obteve lucros nos últimos anos. O número de casas, apartamentos construídos na cidade em 2010 foi 20% maior que no ano anterior e pode chegar a um crescimento de 50% esse ano. Esse aumento se dá de forma desordenada, a base da especulação e a custo da ganância do lucro dos empresários desse setor.
 Devemos lembrar que os empresários da construção civil são os que mais recebem dinheiro do FGTS, que é dos trabalhadores, superfaturam as obras e utilizam material de péssima qualidade. Os governos Dilma, Jatene e Duciomar também são culpados, pois desmontam os órgãos públicos que são responsáveis pela fiscalização das obras, repassam dinheiro público para os empresários do setor e flexibilizam os impostos que estes deveriam pagar.  Nesse sentido defendemos a mobilização contra os desmandos desses senhores. Vai ser com a unidade de nossa classe que iremos derrotar patronal e conseguiremos condições dignas de trabalho.
 Saudamos o 'Dia de luto e de luta', em defesa de segurança no trabalho!
Todo apoio e solidariedade aos Trabalhadores da Construção Civil!
UNIDOS PRA LUTAR, SINTSEP-PA (SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DO ESTADO DO PARÁ), SINTRAM (SINDICATO DOS TRABALHADORES RODOVIÁRIOS DE ANANINDEUA E MARITUBA), DCE UNAMA, COLETIVO ESTUDANTIL VAMOS À LUTA E GRÊMIO ESTUDANTIL ULYSSES GUIMARÃES.

Belém, 31 de janeiro de 2011

Nenhum comentário: